Rádio JOVEM PAN

88.9. Jovem Pan Sul Paulista

Ouvir

Especialista garante que mundo não vai acabar nesta quinta-feira: “sensacionalismo”

por Jovem Pan, . - Atualizado em

O asteroide vai passar a quilômetros de distância do nosso planeta

O asteroide vai passar a quilômetros de distância do nosso planeta

Fonte: Reprodução

Histórias sobre um asteroide que vai se chocar com a Terra e causar o fim do mundo aparecem praticamente toda semana, não é mesmo? A mais atual foi confirmada por um astrônomo russo chamado Dyomin Damir Zakharovich, que garantiu que o asteroide 2016WF9 devastará o nosso planeta nesta próxima quinta-feira.

No Jovem Pan Morning Show desta quarta (15), o especialista em astronomia Paulo Sérgio Bretones, professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos, desmistificou a teoria do colega europeu e afirmou que as pessoas não precisam se preocupar, pois o objeto irá passar muito longe da Terra.

“De forma nenhuma. Nesse caso, ele vai passar a 51 milhões de quilômetros de distância e só em 25 de fevereiro. Todo dia tem uma notícia sobre isso. Tudo isso é puro sensacionalismo e vindos de grupos com características religiosas. Esse asteroide não vai chocar com a Terra”, disse.

Mas e se caso um asteroide estivesse realmente em rota de colisão com o planeta? Seria possível detoná-lo ou desviar a sua rota? Bretones explica que sim, mas o maior problema das estações espaciais é identificar alguns objetos, que são pequenos demais para serem observados.

“Os asteroides pequenos são difíceis de serem observados e quando são, estão próximos da Terra. A identificação e a possibilidade de detoná-los no espaço é um problema, os fragmentos atingiriam o planeta da mesma forma. Tem uma tecnologia sendo estudada e tem a chance de empurrar o asteroide para longe”, contou.

Tags da Pan

Comentários